
Verificador de densidade de palavras-chave
Verificador de densidade de palavras-chave
O verificador de densidade de palavras-chave é uma ferramenta SEO gratuita baseada na web que ajuda você a descobrir o número de palavras-chave repetidas em uma determinada página da web.
Você já ouviu falar da ferramenta, mas não sabe o que é um analisador de densidade de palavras-chave, você poderia dizer que é uma das novas "ferramentas que você deve ter" para tornar sua estratégia de SEO cem por cento útil.
Continue lendo para descobrir o que esta ferramenta pode fazer por seu website.
O que é um analisador de densidade de palavras-chave?
O analisador de densidade de palavras-chave é uma ferramenta que foi criada com o único propósito de calcular a densidade de palavras-chave de qualquer website.
É importante entender que hoje em dia o Google não quer que enchamos nosso conteúdo com palavras-chave se isso for feito desnecessariamente. É por isso que estes websites, que embora não estivessem cientes disso, começaram a sofrer as conseqüências.
O Analisador de Densidade de Palavras-chave nasceu com a intenção de resolver o problema acima mencionado. O que ele fará é analisar completamente um website usando seu URL ou um fragmento de seu texto que tenha sido copiado e colado nele.
Por que usar um analisador de densidade de palavras-chave?
É bem conhecido que o método mais simples quando se trata de calcular a densidade de palavras-chave é geralmente dividir o número de vezes que uma determinada palavra-chave é mencionada em um texto pelo número de palavras em geral, e depois multiplicar o resultado por cem para obter a porcentagem.
Mas por que usar um analisador de densidade de palavras-chave vai muito mais longe, pois são ferramentas que farão muito mais do que o cálculo acima mencionado. Começando pela pesquisa e análise de todas as palavras-chave principais que são utilizadas no texto ou página que está sendo analisada.
Da mesma forma, com a intenção de que você possa contar com um melhor desempenho SEO e uma otimização eficaz do conteúdo, o analisador será capaz de exibir as seguintes métricas:
A densidade de palavras-chave para cada palavra-chave ou frase que foi usada no conteúdo que foi analisado, incluindo a freqüência de uso e a porcentagem de uso. Estes serão cálculos que são divididos em declives descendentes de uma palavra, duas palavras, três palavras e quatro palavras-chave.
As principais palavras-chave que foram usadas no conteúdo, a freqüência e os indicadores que mostrarão se estas palavras têm ou não um título, descrição ou H*.
Uma nuvem de tags que servirá para detalhar todas as palavras-chave usadas na página ou no texto.
O tempo de carregamento da página, no caso de uma URL estar sendo analisada.
O número total de palavras-chave que podem ser encontradas na página.
Deve-se levar em conta no porquê de usar um analisador de densidade de palavras-chave que este tipo de estudos sofisticados permite definir e se familiarizar facilmente com a proporção e a soma das palavras-chave usadas no conteúdo.
Vantagens do analisador de densidade de palavras-chave
Já alguma vez ouviu o termo "recheio de palavras-chave", este é o termo que é criado quando um texto tem uma alta densidade de palavras-chave com o único objectivo de conseguir um posicionamento mais elevado para esse termo.
Em primeira mão podemos dizer que estes são textos que acabam por não ser naturais para os olhos e mentes dos leitores, mas não só; pois acabam também por ser penalizados pelos motores de busca.
Anteriormente, esta era uma técnica que costumava ser usada com muita frequência, especialmente em rodapés onde estavam contidas dezenas de variações de palavras-chave que eram relevantes para um termo de pesquisa, mas como muitos outros aspectos, isto é algo que mudou.
Hoje em dia, esta é uma técnica considerada como SEO de chapéu preto, e é especialmente evidente naqueles textos curtos onde encontramos muitas versões diferentes da mesma palavra-chave. Embora se deva aceitar que em alguns casos estas são práticas que podem ser levadas a cabo acidentalmente.
Como vê, pode ser fácil cair acidentalmente em sobrecarga de palavras-chave, por isso é importante ter ferramentas como um analisador de densidade de palavras-chave para nos ajudar a perceber o que estamos a fazer mal antes que seja demasiado tarde.
Se o que pretende é que o conteúdo seja consumível e possa apanhar os seus leitores, então deve levar esta questão muito a sério, porque uma densidade muito elevada pode mesmo fazer com que o visitante saia da página e dê mais uma visita aos seus concorrentes.
Evite ferir a sua própria página web!
Ao longo deste artigo deixámos claras as vantagens de utilizar um analisador de densidade de palavras-chave; no entanto, o mais importante é o facto de ajudar a gerar conteúdos para humanos que os motores de busca considerem de qualidade.
E não se trata apenas de saber qual é a percentagem de usabilidade, se tiver em conta todas as métricas que é capaz de definir, então será capaz de reconhecer problemas que de outra forma nunca teria imaginado ter, mas que os motores de busca são capazes de identificar.
O trabalho em conjunto com o analisador de densidade de palavras-chave servirá para melhorar o SEO do seu website e, eventualmente, subir posições na lista de resultados. Tudo o que tem de fazer é estudá-lo, compreendê-lo, e permitir que seja mais uma ferramenta na sua estratégia de SEO.